Dylan

Home / Artistas

Michael Pipoquinha

Michael Pipoquinha



Nascido em Limoeiro do Norte, interior do Ceará e morando em São Paulo desde os seus 14 anos de idade, Michael Pipoquinha é contrabaixista, compositor e produtor de grande destaque nacional e internacional. Atua profissionalmente desde os 11 anos de idade e foi conquistando admiração e notoriedade pelo seu virtuosismo precoce. Já dividiu o palco com grandes artistas brasileiros tais como como Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Arismar do Espírito Santo, Sandro Haick, Djavan, Gilberto Gil, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Chico César, Celso Pixinga, Mozart Mello, Faísca, Mestrinho, Ivan Lins, Toninho Horta, Paula Lima, Mart'nália, entre outros.

Já foi citado pelos renomados contrabaixistas
Stanley Clarke na revista Bass Player e pelo
Victor Wooten no canal Scott Bass Lessons.
Sua trajetória internacional inclui a passagem por diversos Festivais da América Latina - Argentina, Uruguai, Colômbia e Bolívia, turnê pela Europa e Oriente Médio - Itália, Eslovênia, França, Letônia, Suécia, Suíça, Turquia, Irlanda, Israel e Istambul, com destaque para o Festival do Patrimônio (2019) em Paris, no qual abriu o show do Marcus Miller e do Festival Langnau Jazz Nights (2019) na Suíça que abriu o show do Ron Carter. Também foi convidado para participar do programa de jovens talentos do mundo promovido pela WDR Big Band na Alemanha (2015), no qual tocou juntamente com Jacob Collier e Chris Mehler. Esteve três vezes com a Latvian Radio Big Band na Letônia (2016/ 2018/ 2020) em concertos em homenagem ao Jaco Pastorius e tocando juntamente com a cantora portuguesa Maria Mendes e com o multi instrumentista James Morrison. Já em 2023 integrou a banda do pianista turco Aydin Esen no Brasil.

Sua discografia começa com “Cearencinho” (2014) produzido por Arthur Maia, seguido por “Lua” (2017), Sandro Haick & Michael Pipoquinha - “Nosso Mundo” (2017), Michael Pipoquinha e Pedro Martins - “Cumplicidade” (2020) e seu último lançamento “Um Novo Tom” (2023) com selo da Umbilical Jazz Record e que está entre os álbuns mais vendidos na categoria instrumental no Bandcamp.

Michael Pipoquinha tem sido reconhecido internacionalmente por seus workshops e masterclasses, incluindo participações no Brazil Camp na Califórnia em 2019 e em uma Webinar da Berklee em 2020. Em 2024, ele conduziu um workshop na Berklee e participou do Bass Bash com Victor Wooten, Steve Bailey e John Patitucci. Além disso, ele está trabalhando em seu próximo álbum e em um projeto de trio com Munir Hossn e Hadrien Feraud.

Dylan
Newsletter

Cadastre-se para receber novidades e atualizações exclusivas!

Não enviamos spam.